Em todo o mundo são conhecidas 84 espécies de Martins-Pescadores, sendo que destas, apenas 5 são encontradas aqui em nosso país : o Martin-Pescador-Grande é o maior da família e o mais barulhento, o Martin-Pescador-Pequeno, o Martin-Pescador-Ararimbinha, o Martin-Pescador-Verde e o Martin-Pescador-da-Mata completam a lista.
Essas aves são associadas aos ambientes alagados, vivendo na beira dos rios, lagos, lagoas e espelhos d´água, pois é na água que elas encontram a maioria de seus alimentos.
Dependendo da espécie, podem medir entre 19 e 42 centímetros de comprimento. Asas curtas, pernas curtas com 4 dedos, sendo 3 voltados para frente e 1 voltado para trás. Macho e fêmea são diferentes entre si : os machos possuem a parte de cima do corpo verde, cor esta que às fêmeas apresentam no peito e garganta, mas essa coloração vai depender também da espécie a qual pertença.
Aqui no Brasil os Martins-Pescadores são encontrados na região central e do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.
São excelentes no voo, podendo manter-se fixo num ponto quando caça. Peixes, insetos, répteis, anfíbios, aves pequenas e até camundongos estão em seu cardápio alimentar.
Quando chega o tempo de reprodução, fazem seus ninhos perto de locais de pouco movimento. A fêmea faz a postura de 2 a 4 ovos brancos e os incuba por até 21 dias.
Infelizmente são aves ameaçadas pela destruição e a poluição de seus habitats.
imagens-ilustrativas-relacionadas-com-os-martins-pescadores.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.