O Rinoceronte Branco tem esse nome graças, a sensação de cor branca de sua pele quando ao sol e a uma tradução equivocada dos primeiros ingleses que tiveram o contato com o animal, quando chegaram à África. Na verdade, ele deveria se chamar Rinoceronte de Boca Larga.
Este grande mamífero está em risco de extinção. Ele vive na savana africana em duas áreas distintas: uma no Sudão e outra na África do Sul.
Este animal se alimenta de folhas e grama. Pasta o dia inteiro para manter o peso, que pode chegar a 4 toneladas.
O Rinoceronte Branco é o maior rinoceronte da espécie (existem cinco tipos) e o segundo maior mamífero terrestre, perdendo somente para o elefante. Mede 2 metros de altura e 5 metros de comprimento.
O Rinoceronte branco possui dois chifres, sendo que um deles mede 1,5 metros. O chifre, diferentemente do que se pensa, não é feito de osso, e, sim de pêlos extremamente compactos que formam uma estrutura muito resistente.
Os rinocerontes têm pele espessa, de até 7 cm, mesmo assim eles passam várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam, sobre tudo, nas juntas da couraça.
Conhecido pela péssima visão (eles são extremamente míopes), os rinocerontes tem a audição e o olfato muito bem desenvolvidos. A gestação dos filhotes dura 18 meses, e nasce somente um em cada gestação, além disso, a procriação só acontece a cada 3 ou 4 anos.
O filhote, que pesa 25 kg e toma leite materno até dois anos de idade, quando completa de cinco a sete anos, passa a viver sozinho, sem ajuda dos pais.
Existem apenas 12 rinocerontes no Brasil. Cinco deles só no Zooparque: 3 fêmeas e 2 machos. É o maior grupo da America Latina.
O grupo veio da àfrica do Sul há 6 anos, com o objetivo de estabelecer, no Zooparque, um grupo para reprodução no Brasil. Vieram bebes com idades entre 1 ano e 1 ano e meio. Naquela época eles pesavam entre 1.000 e 1.200 kg cada um. Atualmente, eles estão próximos 7 anos de idade, e já pesam em torno de 3 toneladas cada, entrando na adulta.
A dificuldade de criar estes animais em confinamento resulta do fato que, os animais que crescem juntos em espaços pequenos, não chegam a desenvolver estimulos sexuais, já que se consideram irmãos. Recentemente, no grupo de rinocerontes do Zooparque aconteceram tentativas de cópulas.
O Zooparque aposta que, devido à quantidade de animais no grupo e tamanho do recinto onde vivem (6000 m2), os animais cheguem a sentir atração sexual, e, assim, se reproduzam.
imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-branco
texto pesquisado na net
fotos copiadas da web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.