O rinoceronte de Java vive nas densas florestas tropicais da ilha de Java, ao sul da Indonésia, e em algumas partes do Vietnã.
É um animal muito visado por caçadores devido a seu chifre, usado na medicina tradicional desses países. Acredita-se que menos de 60 espécimes permaneçam vivos em seu ambiente natural.
O rinoceronte de Java está categorizado como espécie em alto risco de extinção na Lista Vermelha, produzida pela União Conservacionista Mundial, uma organização não-governamental que reúne informações sobre espécies em extinção.
Os rinocerontes da Índia e de Java são assemelhados em muitos aspectos, sendo o mais óbvio o fato de possuírem um único chifre.
O chifre da espécie indiana chega a 50 cm de comprimento, mas o do rinoceronte de Java não passa da metade disso, e nem aparece em muitas fêmeas.
As duas espécies possuem pele marrom-acinzentada cheia de dobras, uma característica particularmente visível nos machos indianos, cuja pele se amarrota progressivamente com a idade.
Ao contrário do rinoceronte de Sumatra, ambas as espécies praticamente não têm pêlos, exceto por uma penugem em volta das orelhas e um tufo na cauda.
Os rinocerontes indianos são a maior espécie asiática, chegando a medir um metro e oitenta centímetros de altura, no dorso. Machos adultos chegam a pesar 2.200 quilogramas, o que os torna o segundo animal terrestre em peso (perdem para o elefante asiático).
O rinoceronte de Java tem peso máximo de 2 toneladas; as fêmeas são maiores que os machos, fato raro no reino animal.
Ambas as espécies exigem ambientes com bastante água disponível, mas o rinoceronte indiano é o único que passa boa parte de seu tempo em descampados, ao invés de oculto na espessa folhagem da mata.
imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-de-java
texto pesquisado na internet
fotos copiadas da web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.