A cambacica é também conhecida por sebinho, sebito, sebite, caga-sebo, amarelinho, tem-tem-coroado e guaratã.
Tem apenas 11cm de comprimento, mas se destaca pelo seu colorido vivo, peito amarelo, dorso escuro, garganta esbranquiçada e sobrancelha branca longitudinal.
Distribuição
Ocorre em quase todas as regiões do país, podendo estar ausente de regiões extensivamente florestadas, como no oeste e centro da Amazônia. É encontrada desde o México, e em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile.
Habitat
Vive em todos os tipos de mata secundária, e em uma grande variedade de ambientes abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais.
É uma das espécies mais comuns e abundantes do Brasil, deixa-se observar a pouca distância. Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo. Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguentas, as cambacicas chegam a cair engalfinhadas no solo, onde continuam a luta.
Faz dois tipos de ninhos esféricos: um é construído pelo casal para reprodução e o outro serve para descanso e pernoite. O primeiro é bem acabado, relativamente alto, de parede grossa e compacta.
É feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. O acesso para a câmara incubatória é pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto às vezes por palha. O segundo tipo é menor, mais achatado e de parede frouxa., com entrada larga e baixa. Põe dois ou três ovos brancos, com pontos pardo-amarelados e uma coroa de manchas azul-acinzentadas.
A incubação é feita exclusivamente pela fêmea. O macho auxilia na alimentação da prole, regurgitando o alimento que, nessa etapa, é constituído em grande parte por insetos.
AMEAÇAS
Apesar de ocupar ambientes alterados essa ave precisa do néctar de flores, a principal fonte de alimento de sua dieta. Portanto, o avanço de cidades, o desmatamento para lavoura e pasto entre outras atividades antrópicas podem diminuir a disponibilidade de alimento para essa espécie.
imagens-ilustrativas-da-cambaxirra
imagens-ilustrativas-da-cambaxirra
texto escrito pelo autor do blog
imagens copiadas da Internet
Cambacica e cambaxirra não são a mesma coisa. As fotos são de cambaxirra, que é a mesma coisa que corruíra ou curruíra. A descrição é da cambacica, que é um passarinho que possui o peito amarelo e o dorso cinzento.
ResponderExcluirAchei que só eu que tivesse percebido isso. Fiquei confusa.
ExcluirSão aves diferentes! Comprovem pelo nome científico:
ResponderExcluircambaxirra = Troglodytes (aedon) musculus
cambacica (caga-sebo) = Coereba flaveola
É importante verificar as fontes de consulta, para não confundir pessoas desatentas.