Transcrevo aqui, na íntegra, um esclarecimento da bióloga Karlla Patrícia, publicado no site, que indica como proceder. Notem que não é proibido alimentar estes pássaros, mas devemos ter muito cuidado.
“Minha mãe colocou dois bebedores de beija-flor na varanda e os pássaros já acostumaram a visitar todos os dias para beber a água doce. Aquela água doce não faz mal para eles?” Larissa Pit
Essa é uma dúvida de muitas pessoas, Larissa! Teoricamente, os bebedouros não deveriam apresentar qualquer perigo ao Beija-Flor. Isso porque, essas aves, como qualquer outra, possui o sangue quente (endotérmico), por causa disso, precisa de muita energia para manter sua temperatura corporal e também para suas atividades diárias que não são poucas. Esta energia é obtida principalmente do néctar das flores. Essas aves possuem muitas atividades físicas e metabólicas, e precisa se alimentar de 10 a 15 vezes a cada hora. Haja comida!
Os bebedouros com açúcar (ou mel) são uma fonte rica em energia, no entanto, as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para complementar sua dieta com proteínas. Assim, manter um beija flor em cativeiro com uma dieta exclusiva de água açucarada pode debilitar seu organismo, baixando o sistema imunológico por desnutrição e provocando doenças. Alguns especialistas afirmam que o procedimento de oferecer o bebedouro para essas aves pode desmotivá-los a buscar a própria comida e fazê-los dependentes da mistura.
Não é nenhum “pecado mortal” montar o bebedouro para atrair os Beija-Flores, mas é obvio que eles necessitam de limpeza diária e troca da solução, pois o açúcar fermenta facilmente e a propagação de fungos contamina os pássaros, provoca micose na boca e podem SIM levá-los à morte.
Já existem no mercado algumas fórmulas com uma mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação do organismo do Beija-Flor e segundo os desenvolvedores, o produto pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias.
Os morcegos frugívoros (que comem frutos) também são grandes fãs da água adocicada dos bebedouros caseiros!
Nota deste Blog.
Somos defensores da liberdade de todo animal, contra qualquer maus-tratos que venham sofrer. Alguns animais selvagens, podem e são autorizados por lei a serem criados domesticamente. Mas devemos ter consciência que eles vão ser sempre selvagens, mesmo com todo o carinho e proteção que vamos lhes dar.Uma jibóia, por exemplo, sempre será um animal com instintos selvagens e não será surpresa se ela atacar uma pessoa ou outro animal doméstico.É o seu instinto natural. Um gato idem, um cão idem...
Na Natureza, os beija-flores encontram tudo o que precisam para se alimentar. A intromissão humana pode atrapalhar este ciclo.Devemos admirar quando eles adentram nosso quintal e se alimentam em nossas flores.
Em vez de colocarmos bebedouros caseiros, podemos plantar flores, que diariamente serão visitadas por eles e não lhes farão mal.
imagens-ilustrativas-de-beija-flores-se-alimentando
texto copiado na íntegra do site Diário de Biologia, escrito pela bióloga KARLLA PATRÍCIA, e a quem todos os créditos são dados.
nota escrita pelo autor deste Blog
fotos copiadas da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.