Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Tigre, um felino bom de caça mas ruim de cheirar e de enxergar.

Já falamos aqui mais especificamente do Tigre de Bengala, hoje vamos conhecer um pouco de outras espécies de Tigres.
O Tigre vive na Ásia e a espécie é dividida entre o Tigre da Sibéria e o Tigre de Bengala. Oriundo do período pré-histórico, o Tigre-Dente-de-Sabre, primeiro da espécie,era um terrível caçador. Seus dentes caninos tinha uma forma de sabre, chegando a 20 cm de comprimento. Foi uma dos maiores matadores da época, pois atacava facilmente animais de porte muito superiores ao seu.
Os atuais Tigres vivem soltos pela floresta e pareça uma fera invencível. Seu sentido mais aguçado é a audição. A vista é tão fraca que não distingue, além de cem passos; o olfato praticamente inexiste. Caça à noite ou ao amanhecer, o resto do tempo é para dormir. Geralmente não atacam o homem, os que o fazem, são animais velhos ou doentes.
Nos últimos anos foi caçado até ser praticamente eliminado das selvas, muitas das subespécies foram extintas.
A pelagem característica do Tigre é amarelada com listras negras. Tigres brancos são albinos. Até a metade do século XX  sobreviveram pelo menos oito subespécies de “Panthera Tigris”. Atualmente, o tigre de Caspio, o tigre de Java e o tigre de Bali se extinguiram. As outras espécies que sobreviveram estão em perigo de extinção. A espécie pantera deu lugar a quatro espécies mais aproximadas na atualidade: o jaguar, o leopardo, o leão e o tigre.
O Tigre do Sul da China tem seu habitat nas florestas e nas montanhas da China meridional. Tem a pelagem de cor alaranjada avermelhada e a parte da barriga branca. Existiu cerca de 4000 exemplares em no ano de 1950 mas hoje em dia são apenas 70 a 80 (em liberdade e cativeiro).
Esta espécie tem a pelagem mais clara do que o da China e mais escura do que o tigre de Bengala.
O Tigre da Indochina  foi afetado devido à guerra do Vietnam, pois o habitat é situado principalmente nas selvas da Birmânia e na Indochina.
Os Tigres de Sumatra são menores do que o tigre de Bengala e têm as listras mais juntas. O tigre de Sumatra é o menor dos tigres que sobrevivem até hoje em dia, apesar de terem se extinguido os tigres de Java e de Bali eram menores. Seu tamanho lhes permitiam mover-se mais facilmente pela selva. Têm uma membrana entre os dedos das patas que os ajudam a nadar melhor.
Estima-se que existem cerca de 400 a 500 exemplares e a maioria encontra-se nos parques nacionais na ilha de Sumatra. Algumas análises ao ADN relevam que esta espécie tem características únicas que fazem com que esta espécie possa ser uma nova espécie. Por esse motivo, estão a tentar aplicar mais recursos na conservação desta espécie. A pior ameaça é a destruição do seu habitat.
O Tigre do Cáspio também conhecido como o tigre Persa, atualmente é uma espécie extinta. Era uma das maiores espécies. A sua pelagem era amarela dourada, com mais zonas brancas do que o tigre de Bengala. Os riscos eram de cor encarnados invés de pretas.
O Tigre de Báli é uma espécie extinta desde 1970. Era a menor das espécies, de tamanho semelhante ao de um leopardo.
O Tigre de Java é outra subespécie extinta atualmente. O seu aspecto era semelhante ao Tigre de Sumatra, com algumas diferenças na pelagem que era mais escura, e as listras eram mais delgadas em maior quantidade.
Graças à camuflagem proporcionada pela coloração e pelo desenho de sua pelagem, que confunde a linha do contorno do seu corpo contra a vegetação, o tigre pode aproximar-se de sua presa sem ser percebido. Quando está a 20 m de distância, o tigre se abaixa e depois de caminhar quase se arrastando pelo solo durante um trecho, salta para a frente, tratando de morder o pescoço de sua vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas. Somente 5% dos ataques do tigre têm êxito. O tigre mata, em média, entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias. No caso dos tigres com crias, às quais têm de alimentar, o tempo dedicado à caça é maior. De músculos fortes e elásticos, o tigre é capaz de matar um búfalo com uma patada e, aferrando-o com as presas, arrastá-lo por centenas de metros.
As fêmeas dos tigres atraem seus parceiros emitindo um rugido. O namoro entre eles nem sempre é violento e, às vezes, pode assumir uma forma muito carinhosa.
A gestação dura de 103 a 105 dias, podendo nascer 2 ou 3 filhotes por vez. Apenas a fêmea cuida dos filhotes depois que eles nascem, mas se, por ventura, um macho adulto que acabou de abater sua caça se encontrar com alguns filhotes, mesmo que não sejam seus, ele deixa a cria comer sua caça.

  


imagens-ilustrativas-de-espécies-de-tigres

TIGRES-DENTE-DE-SABRE








TIGRE-DA-INDOCHINA







TIGRE-DE-SUMATRA








TIGRE-DE-BÁLI







TIGRE-DE-JAVA








TIGRES-BRANCO









texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.