A origem humana ainda é um mistério para muitos. Arqueólogos, antropólogos, paleontólogos e outras áreas científicas ainda analisam restos humanos espalhados pelo Planeta para tentar traçar, pelo menos parcialmente, onde se originou o primeiro homem.
Cientificamente há muitas dúvidas sobre nossos antepassados. Os humanos são primatas e pertencem ao grupo dos Símios, originários da África.
Crenças, religiões, contradições, histórias, tudo se mistura para tentar explicar a origem. Sabe-se que isso não ocorreu de uma hora para outra. Como todas as espécies que habitam o Planeta, evoluímos ao longo de milhões ou talvez bilhões de anos, e como, dizem os estudiosos, toda a vida começou no mar, nossa história também deve estar ligada à ele.
Como tudo que existe ao nosso redor, somos filhos do ¨ Big Bang ¨, a grande explosão que deu origem a tudo. Temos dentro de nós restos desta explosão. Juntamente com a evolução do clima no Planeta, o homem evoluiu do mar para a terra, adaptando-se de alguma forma para viver fora da água. Entrar na forma física que esses seres tinham toma muito tempo e imaginação. A vida continuou no mar mas adentrou a terra de formas diferentes.
Charles Darwin chamou a atenção dos cientistas, afirmando que ¨as espécies evoluíram e o homem e os primatas tinham um ancestral em comum¨.
Habitantes iniciais da árvores, nossos ancestrais foram obrigados a descer à terra, talvez para encontrar outros tipos de alimentos.
Símios, Sahelantropus Tchadensis, Orrorin Tugensis, Homínidios, Australopithecus, Homo Habilis, Homo Rudolfensis, Homo Erectus, todos levaram milhões de anos até evoluírem ao Homo Sapiens, segundo os cientistas, o resultado do cruzamento e reprodução do Homo Erectus, durante as várias migrações que fizeram.
O homem evoluiu e com ele sua capacidade intelectual, de comunicação, invenções, descobertas.
Fundou novas sociedades, descobriu e ocupou novos continentes.
Muita coisa foi especulada por ele para tentar explicar sua origem. A religião tornou-se expert nisso, ligando-nos a Deus como o verdadeiro criador de tudo, um Mundo criado em 6 dias, uma mulher criada de uma costela masculina e por aí vai.
O homem, mamífero, herbívoro, carnívoro, se diz o mais inteligente ser da Terra. A fêmea do homem, a mulher, leva 9 meses em período de gestação. A expectativa de vida humana, dependendo do lugar, pode chegar a até mais de 100 anos. Mas também grandes doenças surgiram junto com a nossa evolução, muitas delas causadas pela nossa dita inteligência.
Pela nossa capacidade de raciocínio somos os maiores e mais terríveis predadores do Planeta. Nenhum animal que ande sobre a terra, nade sob mares e rios ou voe sobre nossas cabeças, pode escapar do nosso predadorismo. Nem nós mesmos. Nosso maior predador é a Natureza. Com nossa arrogância e soberba a todo momento a desafiamos. Como resposta, grandes tormentas, tempestades, terremotos, devastações, secas. Até o momento que não restará mais nada e aí quem sobrar e se sobrar, como irá sobreviver?
imagens-ilustrativas-de-símios
imagens-ilustrativas-do-sahelantropus
imagens-ilustrativas-do-orrorin tugensis
imagens-ilustrativas-do-australopithecus
imagens-ilustrativas-do-homo habilis
imagens-ilustrativas-do-homo rudolfensis
imagens-ilustrativas-do-homo erectus
imagens-ilustrativas-do-homo sapiens
imagens-ilustrativas-do-homem atual
texto escrito pelo autor deste blog e algumas pesquisas da net
imagens copiadas da web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.