Hoje conheceremos um pouco de uma sociedade poderosa e muito organizada, sem líder e sem liderados: a poderosa sociedade das formigas.
No mundo deste insetos tudo é possível. Dentro do ninho, todas as tarefas são divididas entre os segmentos e cada uma cumpre o seu papel em ordem e sem comando algum: cada formiga ao nascer, já sabe o que terá de fazer dentro do ninho.
A maioria das formigas em um formigueiro são fêmeas. As reprodutoras são as rainhas e as não reprodutoras são as operárias, que executam o trabalho pesado, como construir o ninho, arrumar comida e água, limpar, proteger o formigueiro, alimentar os machos e crias. Em algumas espécies, as soldados são diferentes das operárias por apresentarem o corpo maior.
Um ninho ou colônia pode ter uma ou várias rainhas ou até mesmo nenhuma. Neste último caso, a operária de maior porte físico desenvolve seu aparelho reprodutor e assume o posto. Geralmente na primavera, rainhas virgens e machos voam do ninho para acasalar e após o coito, ambos perdem as asas e retornam ao solo, onde a fêmea irá cavar um buraco e iniciar a criação da sua própria colônia. Nas espécies onde não acontece a revoada, uma das rainhas irá abandonar o ninho acompanhada de algumas operárias e irá fundar uma nova colônia.
Algumas espécies de formigas só se alimentam de folhas, outras espécies podem comer vegetais, grãos, carnes, doces a até outros insetos.
Existem mais de 9 mil espécies de formigas pelo mundo, mas estima-se existir muito mais ainda. No Brasil são conhecidas 2 mil espécies.
Apesar de causar estragos em plantações, casas e hospitais, as formigas são muito úteis para a fertilização do solo e pelo controle de algumas pragas. As formigas só se tornam pragas em áreas alteradas pelo homem, pois em áreas naturais fazem parte do equilíbrio ecológico.
Fisicamente as formigas possuem um cérebro dividido em 3 partes e com cerca de 500 mil neurônios, cada perna possui um par de garras que lhes permitem andar em qualquer tipo de piso. As mandíbulas, localizadas na cabeça, além de defesa, servem para serrar, cortar, furar, segurar e esmagar alimentos. Como todos os insetos, as formigas possuem 3 pares de pernas. Algumas espécies produzem ácido fórmico para paralisar suas presas, mas que nos humanos podem causar alergia. Dependendo da espécie, algumas formigas podem enxergar até muitos metros além, enquanto outras são quase cegas.
imagens-ilustrativas-das-poderosas-formigas |
texto escrito pelo autor do blog depois de leitura feita na revista GALILEU, de texto escrito por JULIANA TIRABISCHI
fotos ilustrativas de Andrey Pavlov
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.