Os Vaga-lumes ou Pirilampos são insetos caracterizados pelas emissões de luz. São conhecidas três famílias, todas emissoras de luz, mas distintas em outros aspectos.
As luzes que eles emitem aparecem nos segmentos abdominais e são parte de um processo químico.Acredita-se que são usadas para atrair membros da mesma família, mas pela luminosidade produzida, atraem também predadores.
A espécie de Vaga-lume mais encontrada no Brasil pertence a família Lampyridae, na qual apenas os machos voam. Variam de cor , emitem luz esverdeada e habitam matas, campos e cerrados, preferindo lugares úmidos. Se alimentam de Caramujos.
A família Elateridae também variam de cor e são dotadas de três ¨ lanternas ¨ que só se acendem quando o inseto está voando. Voam muito alto e o facho de luz é bem forte e contínuo. Vivem até 2 anos, sendo que os adultos vivem somente no verão, período em que se acasala. Os ovos são colocados na madeira podre e levam 15 dias para eclodirem.
A família Phengodidae os machos, alados, têm pontos luminosos e número variável no abdómen. As fêmeas sempre apresentam aspecto de larvas, emitem luz vermelha na cabeça e esverdeada no corpo. Se alimentam de Gongolos, são muito vorazes e vivem no chão.
imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-vaga-lumes.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.