Essa espécie de Papagaio conhecido como Kakapo colonizaram a Nova Zelândia há milhões de anos atrás.
Com o passar do tempo, os ancestrais dessas aves evoluíram de acordo com o ambiente, então livre de predadores e sem mamíferos nativos, exceto morcegos. Daí surgiu um Papagaio grande, pesado, sem capacidade de voar por terem asas atrofiadas e pequenas, que servem apenas para equilibrar quando elas circulam entre os ramos das árvores.
Antes dos humanos chegarem às ilhas onde eles viviam, os Kakapos chegaram a ter uma população de milhões de indivíduos.
Mede até 60 centímetros de comprimento e chega a pesar até 4 quilos. Suas penas, suaves e bem leves, em tom de verde chamuscado, ajudam na sua camuflagem contra a vegetação nativa. Penas especiais na região do bico lhes permitem um melhor reconhecimento do local, principalmente de noite, seu período mais ativo. São aves de um olfato muito apurado.
Algo raro entre aves é o seu cheiro intenso de flores e mel, agradável para nós humanos, mas rapidamente reconhecido pelos seus predadores. Sem chances de voar, os Kakapos quando ameaçados, ficam parados esperando que sua camuflagem funcione, principalmente contra predadores sem olfato apurado, mas tática ineficiente contra mamíferos de bom nariz.
Os Kakapos são herbívoros e se alimentam de espécies nativas da Nova Zelândia, comendo sementes, frutos e pólen. Raramente comem insetos e outros pequenos invertebrados.
Chegando o tempo de reprodução, os machos abandonam seus territórios e vão para uma espécie de arena, onde realizam exibições para atrair fêmeas, chegando até a lutarem pelos locais mais favoráveis para suas danças.
Fêmeas colocam entre 1 e 4 ovos por vez, e os incubam por cerca de 30 dias, mas ela não faz a postura em todos os anos.
Apesar de estar bastante ameaçado de extinção, os Kakapos ainda sobrevivem e existe planos de construção de reservas para suportar mais indivíduos.
imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-kakapo.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.